quinta-feira, 1 de março de 2012

CONTAR HISTÓRIAS AS CRIANÇAS

 A Arte de Contar História para Crianças
 
       O objetivo primordial de todos os pais é ver as crianças interessadas em estudar. Porém não sabem eles que é a partir de um conto de historias que estão estimulando seus filhos a apreciar os estudos com mais interesse. É no contar histórias que podem estimular seus filhos a fantasiar e trazer de alguma forma esta história de sua realidade. Esta busca de literatura se faz em grandes livros infantis, escritos por grandes autores que trazem lindas com grandes morais e final, mas para que a criança possa fantasiar esta história,os pais devem saber como transmitir isto a criança.
Ao entrar no universo infantil, o adulto fascina a criança. Elas adoram ouvir histórias. Ficam na expectativa de saber se a princesa de cabelos dourados vai fugir da torre. Torcem pelos irmãos que enfrentam a bruxa malvada. Envolvem-se e encantam-se.
ler histórias para crianças é poder sorrir, rir, gargalhar com as situações vividas pelas personagens, é suscitar o imaginário, é ter curiosidade respondida em relação a tantas perguntas.
É ouvindo histórias que se pode sentir emoções importantes como a tristeza, o pavor a insegurança, a tranqüilidade e tantas outras mais.

 


Se uma mãe ler para seus filhos textos interessantes e com boa qualidade, nota- se que estará transmitindo a eles informações variadas sobre a língua escrita e sobre o mundo. Isso é de suma importância para a criança, pois irá levá-Ia a interessar-se cada vez mais pela leitura das histórias ouvidas.
 
A história deve ser contada visando;
• Desenvolver sua imaginação;
·Desenvolver o poder de observação;
·Ampliar as experiências;
·Estabelecer uma ligação interna entre o mundo da fantasia e o da realidade;
Uma história deve ser contada emocionalmente e não simplesmente apresentada em seu enredo. Contar uma história é fazer as crianças sentir-se identificadas com os personagens ..
·Desenvolver o poder de observação;
·Ampliar as experiências;
·Estabelecer uma ligação interna entre o mundo da fantasia e o da realidade;
Uma história deve ser contada emocionalmente e não simplesmente apresentada em seu enredo. Contar uma história é fazer as crianças sentir-se identificadas com os personagens .

Até hoje lembro-me das histórias que minha mãe, minha vó contavam para mim, eu ficava paralizada e imaginando vivendo as histórias, me ajudou a desenvover a minha imaginação e o desejo de ler.
Quando tive meus filhos eu ficava horas com eles, contando e lendo histórias, as veses eu até me fantasiava de algum personagem dos livros, eles adoravam!!! As veses quando estamos todos juntos, eles começam a lebrar e bate aquela saudade de como era bom estamos juntos e nos divertindo.
 E até hoje ainda tenho o hábito de contar-las. Infelizmente a vida moderna e a correria do dia a dia tem acabado com esses momentos tão importantes. Mas é fundamental fazer um resgate com a família desses momentos que para muitas famílias são tão raros, mas que são tão importantes pra se ter uma aproximação maior com os filhos.

Um comentário:

  1. Oi Vânia, Paz do senhor !

    Amei seu blog, e gostaria de convida-la a participar do meu blog tb, assim nos ajudaremos certo? Beijinho e fique com Deus.

    http://ternamulher.blogspot.com.br

    ResponderExcluir