domingo, 3 de outubro de 2010

Deus Não Faz Acepção de Pessoas


Não fazer acepção de Pessoas- Atos 10:9-35
No dia seguinte, indo eles de caminho e estando já perto da cidade, subiu Pedro ao eirado, por volta da hora sexta, a fim de orar. Estando com fome, quis comer: mas, enquanto lhe preparavam a comida sobreveio-lhe um êxtase; então viu o céu aberto e descendo um objeto como se fosse um grande lençol, o qual era baixado à terra, pelas quatro pontas, contendo toda sorte de quadrúpedes, répteis da terra e aves do céu. E ouviu-se uma voz que se dirigia a ele: Levanta-te, Pedro; mata e come. Mas Pedro replicou: De modo algum, Senhor, porque jamais comi coisa alguma comum e imunda. Segunda vez a voz lhe falou: Ao que Deus purificou não consideres comum. Sucedeu isso por três vezes e logo aquele objeto foi recolhido ao céu. Enquanto Pedro estava perplexo sobre qual seria o significado da visão, eis que os homens enviados da parte de Cornélio, tendo perguntado pela casa de Simão, pararam junto à porta; e chamando, indagavam se estava ali hospedado Simão, por sobrenome Pedro. Enquanto meditava Pedro acerca da visão, disse-lhe o Espírito: Estão aí dois homens que te procuram; levanta-te, pois, desce e vai com eles nada duvidando; porque eu os enviei. E descendo Pedro para junto dos homens, disse: Aqui me tendes, sou eu a quem buscais? A que viestes? Então disseram: O centurião Cornélio, homem reto e temente a Deus, e tendo bom testemunho de toda a nação judaica, foi instruído por um santo anjo para chamar-te a sua casa e ouvir as tuas palavras. Pedro, pois, convidando-os a entrar, hospedou-os. No dia seguinte levantou-se e partiu com eles; também alguns irmãos dos que habitavam em Jope foram na sua companhia. No dia imediato entrou em Cesaréia. 
Cornélio estava esperando por eles, tendo reunido seus parentes e amigos íntimos. Aconteceu que, indo Pedro a entrar, lhe saiu Cornélio ao encontro e, prostrando-se-lhe aos pés, o adorou. Mas Pedro o levantou, dizendo: Ergue-te, que eu também sou homem. Falando com ele, entrou, encontrando muitos reunidos ali, a quem se dirigiu dizendo: Vós bem sabeis que é proibido a um judeu ajuntar-se ou mesmo aproximar-se a alguém de outra raça; mas Deus me demonstrou que a nenhum homem considerasse comum ou imundo; por isso, uma vez chamado, vim sem vacilar. Pergunto, pois, por que razão me mandastes chamar? Respondeu-lhe Cornélio: Faz hoje quatro dias que, por volta desta hora, estava eu observando em minha casa a hora nona de oração, e eis que se apresentou diante de mim um varão de vestes resplandescentes, e disse: Cornélio, a tua oração foi ouvida, e as tuas esmolas lembradas na presença de Deus. Manda, pois, alguém a Jope a chamar Simão, por sobrenome Pedro; acha-se este hospedado em casa de Simão, o curtidor, à beira-mar. Portanto, sem demora, mandei chamar-te, e fizeste bem em vir. Agora, pois, estamos todos aqui para ouvir tudo o que te foi ordenado da parte do Senhor. Então falou Pedro dizendo: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas; pelo contrário, em qualquer nação, aquele que o teme e faz o que é justo lhe é aceitável.
Pedro então diz: "Deus me demonstrou que a nenhum homem eu considerasse comum ou imundo". O sonho de Pedro transformou sua mente e também seu coração. Ele se convenceu afinal que "Deus não faz acepção de pessoas". Quando ele começou a pregar, o Espírito Santo veio sobre os gentios. Que outra coisa podia Pedro então fazer, senão recomendar que esses gentios fossem batizados?  Isso porque, aos olhos de Deus, ninguém é comum ou imundo

É sinal de maturidade humana saber reconhecer que muitos dos nossos sentimentos profundos sobre as outras pessoas emanam de fatores nem sempre racionais. Sabemos, no plano mental, ser absurdo que Deus dê preferência a algumas pessoas em detrimento de outras, ou que considere alguns grupos étnicos superiores a outros. Mas, não raro, de algum recanto obscuro de nós mesmos, surgem sentimentos de temor e de repugnância em relação a certas pessoas. É justamente nesse recanto que Deus deseja penetrar para aí mostrar-nos a verdade, tal como fez com o esfomeado Pedro através do sonho do lençol carregado de alimento tabu. 
 
Todos concordamos que um dos fundamentos da igreja é considerar o racismo um pecado, e que Deus não usa de favoritismo. Em Cristo somos irmãs e irmãos, independentemente de onde, ou de que nação, ou tribo, venhamos. Mas, infelizmente, nem sempre é assim na realidade.   "espera-se que cada um de nós se convença de que Deus tem estima para com todos os povos, mesmo aqueles que alguém, por hábito cultural, considera estrangeiros, imorais ou indignos". Entretanto, mesmo sabendo isso, ainda encontramos dificuldade em aceitar-nos mutuamente. Como pode Deus ajudar-nos a mudarTodos concordamos que um dos fundamentos da igreja é considerar o racismo um pecado, e que Deus não usa de favoritismo. Em Cristo somos irmãs e irmãos, independentemente de onde, ou de que nação, ou tribo, venhamos. Mas, infelizmente, nem sempre é assim na realidade.   "espera-se que cada um de nós se convença de que Deus tem estima para com todos os povos, mesmo aqueles que alguém, por hábito cultural, considera estrangeiros, imorais ou indignos". Entretanto, mesmo sabendo isso, ainda encontramos dificuldade em aceitar-nos mutuamente. Como pode Deus ajudar-nos a mudar?

Podemos Orar a Deus e pedir-lhes que nos ajude e depois Fazer Nossa Parte!!!

Deus de todas as nações e povos,
para quem ninguém na terra é impuro, intocável ou tabu,
purifica nossos corações de todos os temores e preconceitos
que ainda ameaçam o nosso ser,
e interpela-nos no mais profundo
do nosso corpo físico e do nosso espírito.
Vem a nós, e faz o que for necessário
para abrir nossos olhos
e transformar nossos corações,
a fim de podermos fazer o que é certo.
Assim, segundo a tua providência,
reconheceremos uns aos outros
como irmãs e irmãos amados,
como filhos e filhas do teu amor.
Pelo nome daquele que destruiu os tabus
e tocou, curou e amparou todas as pessoas,
Jesus Cristo, teu Filho, nosso Salvador.
Susan Durber


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário